domingo, 30 de outubro de 2011

Música de fundo


A velocidade com que informações são transmitidas de um ponto do globo ao outro é incrível ao pensamos no passado, o que trouxe impactos enormes para a indústria musical, bons e ruins (alguns aspectos sobre isso o Profeta Rocker, do blog A Bíblia do Rock, já discutiu bastante aqui e aqui). Um desses impactos é a crescente queda na venda de CDs. Atualmente, é mais fácil enfiar milhares de músicas no computador e passar para o iPod 64 GB do que comprar álbuns. Isso muda o modo como escutamos e valorizamos a música.

É inegável que reprodutores portáteis de MP3 ampliaram as possibilidades dos amantes da música. Pode-se ouvir um pouco de Janis enquanto está no ônibus, um pouco de Iron na fila do banco, algo de Angra enquanto espera o namorado(a) atrasado(a), levar as melhores vozes de Ópera numa viagem longa, enfim, inúmeras novas formas de ouvir música. Mas, será que estamos mesmo apreciando a música como deveria?

Confesso que de vez em quando coloco algo para tocar só para preencher o silêncio, sem prestar real atenção ao que entra nos meus ouvidos. Não vejo muito mal nisso, afinal, é difícil encontrar tempo para dar o devido reconhecimento a todas as músicas que ouvimos. O problema é quando só escutamos assim.

Para algumas pessoas, todos os filmes, livros, músicas, programas de TV, trabalho, poderiam ser desfrutados apenas pelo computador. E isso acontece bastante com a música. Baixar uma faixa, álbum, ou até mesmo comprar, via internet não é algo difícil, podemos fazer isso com vários no mesmo dia. Essa facilidade faz com que aqueles álbuns não sejam tão valorizados, portanto não são absorvidos, acabam virando música de fundo para o que quer que o ouvinte esteja fazendo.

 Nós tendemos a valorizar mais o que é palpável, diferente dos bits da vida. Tenho um carinho especial pelos meus CDs, que são poucos, pois representam, para mim, o real trabalho do artista. Acredito que a arte do álbum, o encarte, fazem parte da obra, e sem o CD não podemos fruir totalmente da produção dos artistas. Porém, tento ao máximo não diminuir o prestígio pelos álbuns que só se encontram na forma de bits no meu computador e celular. Esse é o cuidado que devemos ter, para a música não acabar sendo algo superficial.

OBS: Esse post foi baseado num dos Blogs do Além, o do Jim Morrison

12 comentários:

  1. Marina aqui e o Profeta do Heavy do Santuario do Rock And Roll,brigado por divulgar meu blog e a proposito divulgarei o seu no meu blz?

    ResponderExcluir
  2. Ah de nada, eu gostei do blog ^^ E obrigada por divulgar o meu!

    ResponderExcluir
  3. Esse tema eu conheço bem. O que ocorre, Marina, é que as pessoas encaram a música como um mero passatempo, algo sem importancia.

    Outro ponto, é que as músicas populares são muito "fáceis", tanto que ninguém senta para ouvi-las e ficar degustando do seu conteudo, e também por isso são incapazes de ouvir músicas "mais complexas".

    As pessoas se acharem espertas por baixar discos de graça e o fato dos discos serem MUITO CAROS, também prejudica na compra dos CDS.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Rubens, por isso quis fazer o post, como um alerta que não é uma maneira legal de escutar música.

    ResponderExcluir
  5. Ei Marina e bom saber que vc gostou obrigado!Tem face?

    ResponderExcluir
  6. Não, eu sou uma anti-redes sociais xD Só tenho Me Pergunte e MSN mesmo

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente devido a ideia de converter minha querida sociedade composta por 98% de pagodeiros resolvi encarar o desafio de converte-los por isso face e orkut.Me adiciona on MSN:
    sangenio.com@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Já adicionei, mas como de vez em quando meu MSN não adiciona as pessoas, vou mandar o meu como e-mail para vc adicionar.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que as pessoas que realmente gostam da música, que tentam degustá-la,fazem isso de vez em quando.A falta de tempo de hoje é foda...
    Por isso prefiro ouvir um CD quando realmente estou á fim,e não por obrigação.

    ResponderExcluir
  10. Que estranho...você me parece a mônica!

    ResponderExcluir
  11. Claro, não dá para toda vez que escutarmos algo, pegar logo um álbum inteiro. Algumas vezes queremos simplesmente escutar aquelas músicas preferidas, ou então as mais calmas, as mais pesadas, etc.

    E... como assim a Mônica??? o.O

    ResponderExcluir
  12. Sabe a mônica do gibi?INTÃO...

    ResponderExcluir