quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quem tem samba no pé?

Todos estamos cansados de ouvir e de falar do “american way of life”. Virou até clichê. “Ah, Fulano comprou um tênis Nike super caro.” “É, ele só quer ser americano.” Vamos continuar falando mal disso até quando? Ora, agora somos assim, é o mundo globalizado. Aliás, sempre fomos assim. Brasileiro sempre foi tudo, menos brasileiro. Isso de patriotismo só existe na arte mesmo. 

Na época pós-independêndica, Gonçalves Dias adorava falar dos índios, heróis nacionais, mas eles eram tupis e guaranis, nada de Brasil ainda. O que havia no país era Brasil-Portugal, Brasil europeu. Depois, ao longo de muitos anos, viramos Brasil americano. E disso “todo mundo” reclama, mas “todo mundo” não consegue ser de outro jeito. “Todo mundo” não, melhor dizendo, “todo brasileiro”.

E por falar em jeito, “todo brasileiro” adora essa expressão, “o jeitinho brasileiro de ser”, mas “todo brasileiro” não sabe definir tal sentença. Se existir, como é esse tal jeitinho? Deve ser o que os brasileiros são e fazem, mas, daí, temos outra pergunta. O que o brasileiro é e o que ele faz?

Ah! é até fácil responder essa.

Brasileiro come feijoada, panqueca, farofa, spaghetti, vatapá, sushi, baião de dois, sanduíche, toma limonada, chimarrão, café, chá e Coca-Cola.

Brasileiro ouve samba, rock, axé, pop, forró, heavy metal, sertanejo, clássica, chorinho, jazz, bossa-nova, MPB, blues e funk.

Brasileiro é católico, budista, mulçumano, gótico, naturalista, hippie, protestante, judeu e punk.

Brasileiro lê mangá, Shakespeare, Ariano Suassuna, Stephenie Meyer, José de Alencar, Byron, Lima Barreto, Tolkien e Machado.

Brasileiro usa Nike, Adidas, Ipanema, Puma, Havaiana e anda de pés descalços.

Brasileiro é loiro, moreno, pardo, branco, amarelo, negro, azul, laranja, verde e tem os olhos da cor do arco-íris.

Brasileiro é tudo porque esse jeitinho brasileiro é definido por não definir brasileiro nenhum, é definido por essa habilidade nossa exclusiva de misturar o mundo num só país, impedindo que haja um brasileiro igual ao outro, tendo em comum apenas essa alma do Universo, onde cabe tudo.


4 comentários:

  1. Hehe o Brasil é um caldeirão onde todas as culturas do mundo se misturaram. Ta aí uma vantagem de viver no Brasil. Além da mulher brasileira, e outras coisas também.

    ResponderExcluir
  2. Quando Citou Religião Ñ Colocou Que O Brasilerio È Ateu Tbm :D

    ResponderExcluir
  3. Eita é mesmo. Mas o você tá aqui pra mostrar que também tem kkkk

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkk Pô, Derick, que fetiche esse dos homens com mulher brasileira! É tão engraçado xD Mas realmente é ótimo viver num país que não fica se achando por aí, matando todo mundo (essa não é uma indireta aos EUA. É uma direta).

    ResponderExcluir